3 Dicas Para Passar de Profissional de TI Para CIO de Uma Empresa

Veja o que é preciso para chegar a este importante posto de comando em uma empresa de tecnologia.

Se você é um profissional da área de TI, já deve ter ouvido falar em CIOs. O CIO, ou Chief Information Officer, é o termo que designa o cargo que se responsabiliza pelo TI das empresas. Alguém que é experiente na área de TI e tem capacidade de liderar o funcionamento dos sistemas é quem ocupa esse cargo.

O CIO entende tanto da gestão da empresa em relação à tecnologia da informação quanto dela em si. Ele é a ligação entre os gestores da empresa e a equipe de TI de uma empresa. Podemos dizer, portanto, que um CIO de uma empresa tem conhecimentos tanto de liderança e gestão quanto da informática e das tecnologias envolvidas da empresa.

DE QUE FORMA POSSO ME TORNAR CIO?

É muito comum querer o crescimento dentro da empresa, afinal, quanto maior o cargo, maior a relevância profissional e maiores as oportunidades. Entretanto, poucos sabem que atitudes devem tomar para conseguir escalar até chegar lá. Neste artigo, colocamos em questão 3 dicas básicas mas que não devem ser ignoradas nesta caminhada:

1 – ENTENDA AS NOVAS TECNOLOGIAS

Quem quer ser CIO precisa estar sempre a par da situação da tecnologia no país e no mundo, obviamente. Esse entendimento pode ser feito de várias formas: pós-graduações, especializações, cursos, workshops, enfim, capacitação. Um bom profissional está sempre se tornando mais certificado, mostrando que acompanha a evolução do mercado em que atua.

2 – DESTAQUE O SEU TRABALHO

Para ser visto no meio da multidão, você precisa ter algo que te diferencia dela. A partir do aprendizado constante você é capaz de mostrar um diferencial em relação aos outros profissionais dentro da sua empresa. Isso significa que para ser promovido, você precisa se destacar no seu trabalho e nos seus resultados. Mostrar resultados positivos e destacar o seu trabalho é apenas mais uma forma de se diferenciar dos outros profissionais de TI da empresa.

3 – ADQUIRA FACILIDADE EM CRIAR RELACIONAMENTOS DENTRO DA EMPRESA

Não adianta ser um excelente profissional de TI se não há uma habilidade de liderança ou gestão em você. Isso acontece porque uma empresa entende que o CIO consegue lidar com as pessoas e com a tecnologia. Desenvolver habilidades de criar bons relacionamentos com os times, portanto, é um dos passos para se aproximar do seu objetivo.

(Fonte: Westcon)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *