O que é BYOD?

Bring Your Own Device ou BYOD, é um termo criado para expressar o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho.

byod, bring your own device, produtividade

Agora, smartphones, tablets e notebooks também são usados dentro das empresas, com o intuito de deixar os colaboradores mais independentes e dispostos a trabalhar, o que certamente aumenta a produtividade.

Com a crescente consumerização, a tendência BYOD pode ser considerada a maior mudança na área de TI em anos. Ela já é uma realidade em muitas empresas e ganhou ainda mais força com o crescimento massivo dos dispositivos móveis. Segundo algumas pesquisas, foram vendidos 55 milhões de tablets em 2011 e as estimativas para 2013 giram em torno de 102 milhões de tablets. Outro fator importante no impulsionamento dessa tendência é a maior utilização da Cloud Computing, tecnologia que vem crescendo desde 2008, quando começou a ser oferecida comercialmente.

BYOD, bring your own device, tablets vendidos

Esses fatores causaram grande mudança dentro das empresas. Agora, os funcionários podem levar seus próprios smartphones, tablets e notebooks para o trabalho. De acordo com um relatório divulgado pela Cisco Horizons IBSG, 95% das companhias norte-americanas já permitem a utilização de dispositivos pessoais para fins profissionais. Os colaboradores estão fazendo isso em busca de mais mobilidade e prazer em realizar as tarefas do dia a dia. Porém, para a empresa, o acesso de vários dispositivos diferentes à rede pode se tornar uma dor de cabeça. Para evitar o caos no gerenciamento dos acessos, é necessário criar uma estratégia que ajuda a equilibrar os riscos e benefícios do BYOD, utilizando uma infraestrutura segura de soluções.

Com padrões de policiamento de acessos e políticas de controle bem definidas, a segurança dos dados corporativos, bem como da rede, pode ser garantida. Outra solução que auxilia a estabilidade da rede e dos dados, são as que utilizam tecnologia de acesso por impressão digital, por liberar apenas a entrada de dispositivos previamente registrados.

A tendência BYOD está alterando a forma como as empresas trabalham e se relacionam, tanto internamente quanto com seus fornecedores e clientes. Por isso, elas devem estar preparadas e estruturadas para suportar um aumento no número de acessos e compartilhamento de dados. É interessante pensar também em um plano de escalabilidade para que os sistemas e processos se adaptem facilmente às novas demandas e necessidades da empresa.

Fonte:
Survey Report: BYOD and Virtualization Top 10 Insights from Cisco IBSG Horizons Study (2012)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *