Por que a Automação e os Algorítimos são o Futuro das Contratações em TI?

Por que a automação e os algoritmos são o futuro das contratações em TI

O setor da tecnologia está em constante evolução, tornando o mundo cada vez mais digital, o que faz o número de dados criados pela sociedade aumentar rapidamente. O funcionamento das empresas está se tornando altamente automatizado e complexo para conseguir lidar com essa grande quantidade de informação. Devido a isso, as corporações estão cada vez mais dependentes da tecnologia de algoritmos. Este é um mundo novo que apresenta inúmeras possibilidades.

Os algoritmos são responsáveis por transformar o grande volume de dados que essas empresas possuem em ações úteis e melhorar a experiência dos usuários. As decisões a serem tomadas no dia a dia, tanto por empresas, como por toda a sociedade, estão passando a depender ainda mais deles.

A implantação de computação em nuvem, Internet das Coisas, dispositivos móveis, entre outras tecnologias, por corporações de diversos setores tem feito com que os principais cargos na área de TI se transformem. As empresas passam a depender da automação até para conseguirem encontrar os melhores candidatos para fazer parte de suas equipes.

Os algoritmos tornam essa tarefa mais simples. Eles são uma forma organizada de expressar determinada sequência de passos para se atingir um objetivo específico. Por isso, a partir deles, as corporações conseguem classificar os profissionais de TI e combinar os candidatos com as oportunidades de emprego disponíveis.

A demanda por esse modelo de contratação está crescendo rapidamente, pois é possível preencher as vagas disponíveis na metade do tempo e ter menores gastos do que se utilizando métodos de recrutamento tradicionais.

As empresas utilizam ferramentas programadas para analisar as respostas dadas pelos candidatos a partir de várias fórmulas criadas por gestores de TI, que calculam o resultado e definem, sem erros, quais profissionais têm os melhores pré-requisitos e se encaixam melhor nas vagas disponíveis.

Os algoritmos conseguem puxar dados disponíveis em sites e redes sociais, como Linkedin, Facebook e Twitter dos candidatos. Ele compara os perfis nessas redes, verifica as experiências que correspondem às qualificações exigidas, conseguindo priorizar aqueles que possuírem mais referências e habilidades desejadas.

É possível, também, utilizar algoritmos em bancos de dados. Normalmente, os recrutadores já possuem milhares de currículos de candidatos em suas bases de dados. O algoritmo torna mais fácil para eles verificar aqueles mais qualificados.

Utilizar esta metodologia garante uma grande vantagem competitiva, pois torna o ciclo de contratação mais curto e reduz gastos, encontrando apenas os candidatos certos com base na descrição do trabalho. Isso garante que a média de tempo no cargo aumente, diminuindo a necessidade de se realizar novos processos de contratação.

Cada empresa utiliza uma metodologia para realizar essa tarefa e leva em conta diversos pontos diferentes. Recrutar funcionários pode parecer uma tarefa incapaz de utilizar a automação, por exigir capacidades humanas, como interpretar indicadores sociais, porém, muitas vezes, a parcialidade e gostos pessoais podem atrapalhar. Por isso, o ideal é combinar o uso dos algoritmos com a entrevista pessoal para que as decisões sejam mais efetivas.

(Fonte: Westcon)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *