Removedor de malware x Software antivírus: qual é a diferença?

<< Aproveite as ferramentas gratuitas da Kaspersky! >>

É provável que seu sistema de computador seja um de seus principais investimentos, portanto, mantê-lo protegido contra malware é uma prioridade. Executar uma boa verificação antivírus faz parte das medidas de proteção dos arquivos de seu computador, mas você também precisa de um removedor de malware? A resposta imediata é “Sim”, e estes são os motivos:

Software antivírus ou removedor de malware – a principal diferença

O software antivírus trata da prevenção. Ele é usado para impedir que arquivos com vírus sejam baixados em seu computador. Ele também tenta impedir que o vírus seja ativado, caso seja baixado em seu computador, colocado na memória ou em um local semelhante a arquivo. Se o arquivo com vírus nunca for baixado, não haverá problemas. E se o arquivo for baixado, mas sinalizado pelo software antivírus como malware, e sua ativação for impedida, o sistema não será danificado, embora o arquivo infectado ainda precise ser controlado e excluído.

<< Compre seu antivírus com a Vitae Tec, representante autorizada Kaspersky! >>

Quando os removedores de malware entram em ação

Digamos que um arquivo infectado seja baixado e então executado, ativando o vírus. Isso geralmente ocorre acidentalmente, como ao clicar em um link de URL mal-intencionado ou abrir um anexo de email com um arquivo infectado por vírus.

Alguns softwares antivírus podem ter ferramentas rudimentares para remoção de vírus ativos, mas os malwares modernos são aprimorados para se esconder no computador infectado, no qual podem ser reiniciados posteriormente, e essas ferramentas simples podem não remover totalmente as infecções.

O removedor de malware oferece ferramentas que são utilizadas especificamente para eliminar malware de um computador infectado, caso um vírus passe de alguma forma pela verificação do software antivírus. Malwares incluem vírus ativos, vírus contidos e malware inativo que podem ficar escondidos e à espreita no computador infectado.

Softwares antivírus e removedores de malware oferecem segurança inteligente

Outras ferramentas de remoção de malware são necessárias, pois os malwares podem estar escondidos e ressurgir, se repropagar e reinfectar, mesmo que um arquivo de vírus identificado seja sinalizado e tenha sido removido por um programa antivírus.

Os malwares podem assumir diversas formas, como um arquivo, um arquivo oculto ou um arquivo parcialmente corrompido; eles podem ocultar os mecanismos que ativam o vírus, como um serviço de inicialização ou item do Registro. No pior dos casos, o malware pode servir para que um terceiro roube informações valiosas, como números de contas bancárias ou identificadores pessoais, sem chamar a atenção. Com os malwares modernos, normalmente não basta simplesmente remover um único arquivo de vírus. Em vez disso, são necessárias verificações em vários locais e técnicas de verificação de vírus para remover completamente o pacote de malwares.

Há diversas ofertas gratuitas de antivírus e de verificação de malware que podem ser um bom começo, se você estiver começando a estabelecer a segurança de seus computadores pessoais. Algumas ferramentas gratuitas podem indicar se o seu computador está infectado e fornecer um relatório completo sobre suas descobertas. No entanto, elas podem não remover as infecções por vírus encontradas. Assim, no final, talvez você queira adquirir um software antivírus e um removedor de malware para manter adequadamente seu investimento no computador.

Fonte: Kaspersky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *